Eu no Jô (Entrevista)




Entrevista que irá ao ar no ano tal.

Logo após o carnaval.

Mas este não é o assunto deste post (linguagem de blog).

Escrevo para dizer aos meus queridos amigos leitores e amigos de verdade que, se porventura souberem de quem se trata a autoria do blog Intimidade, informem ao autor ou autora que plágio é crime.

Tudo bem, estamos na internet. Tudo vale. Eu posso me fazer passar pela Fernanda Young se eu quiser. Mas minha índole não me permite.

Escrevo este blog porque levo a sério este trabalho (o ofício de escrever). Não escrevo para atrair homens, mulheres, servir de guia turístico, entrar pro Guinness ou sei lá o quê. Escrevo porque acredito que Literatura existe (Sou ingênua).

Mas os motivos que me levam a escrever são meus e não devo explicações.

No entanto, quando entro em um blog (repetindo o endereço do famigerado: Intimidade) e me deparo com textos meus sendo assinados por outra pessoa é de doer a cabeça.

Por que não plagiam Dostoievski?

Por que não copiam na íntegra os textos do Caio Fernando Abreu?

Alguém me explique: Por que eu?

Passei o dia com minhas pulgas atrás da orelha. Tudo bem que deixo os textos aqui e escrevo compulsivamente e, muitas vezes, falo porcarias, erro brabo em ortografia e tal. Mas esta é uma questão minha e de mais ninguém.

Então fica o meu protesto.

Pensei em parar de escrever o afeto literário e meu outro blog Lírica Subversiva.

Pensei em fugir com o circo.

Pensei "nas crianças mudas telepáticas." (Palavras do Vinicius de Moraes)

Pensei em tudo.

Apenas não aceito que usem meu trabalho de forma indevida. E, se usarem, que fique claro:

Plágio é crime, descaramento, e, acima de tudo, falta de originalidade.

Agora modero comentários, vou retirar textos do afeto e estou realmente pensando em mudar o ritmo das coisas.

Talvez eu passe a escrever sobre receitas de bolo ou coisinhas publicadas na Marie Claire. Ou talvez eu fale a respeito das novelas da Rede Globo. Afinal de contas, é isso que faz sucesso.

Então deixo meu recado:

Se for plagiar, seja honesto consigo mesmo. Saiba que palavras são livres. No entanto, a voz que as criou é protegida por direitos autorais.

Espero que faça efeito este meu pequeno desabafo. Estou na chuva, molho o corpo todo, mas não calo minha boca.

E, inacreditavelmente, após eu ter visitado o referido site, ele foi fechado para a visitação pública. Mas fica o Link:



O blog acima mencionado não é escrito por mim.
Encontrei trechos inteiros de textos meus por lá.
No entanto, não sou eu quem escrevo o blog Intimidade.



Um amigo me passou por e-mail o perfil da Intimidade
 Que se pronuncie então. 

Outro blog da suposta plagiadora: Íntima Proesia

E seu perfil no blogger: íntimaproesia
 

E assino meu protesto em letras garrafais:


Letícia Palmeira



Comentários

Comentário feito pela Intimidade em um certo blog. Comentário este que traz algumas palavras minhas na entrevista feita por Marcelo Novaes:


"È Fábio, essa é uma questão bem delicada. E por incrível que pareça o tema “Preconceito“ andou rodeando meus dias. Sou filha de pais negros, tenho uma avó índia e um avô caboclo e, aos 12 anos consegui identificar que o buraco era bem mais embaixo.

A imundice do nosso país explode na minha cara quando vejo gente defendendo cotas para negros e outras balelas mais. Mas, para um país que faz vencedor de reality show um cara que espanca mulheres (Dado Falabela) e elege‘Titica’...op´s Tiririca como liderança política, espero qualquer coisa. E nem me causa espanto.


Tenho presenciado outras manifestações de preconceitos que por ora, me dão nojo. Essa semana, indo á Brasília, me perguntaram: Tâm, que escritores clássicos você costuma ler?. Eu ri. Eu ri porque me cansei dos clássicos. Daí, respondi: “Fulano, eu abraço o mundo. Leio tudo. E isso vai de panfleto á bilhete esquecido em caixa de sapato. Leio 2 ou 3 livros ao mesmo tempo pq preciso alimentar minha inquietação. E ando numa fase de ler blogs e novos escritores.” Ele dando muita risada me chamou de louca por abandonar os clássicos.

E foi aí que percebi uma coisa: Novos escritores precisam ler novos escritores sim. Tem gente que esquece que tem uma literatura novinha em folha pintando por ai. Tem gente que não gosta de dizer que lê escritor recém chegado porque não tem resplendor ou respeito. Esse tipo de PRECONCEITO é terrível e me machuca tanto quanto qq outro. Me senti machucada. É por isso que digo: Quem gosta de ler, ler tudo. E quem gosta de escrever, lê em dobro.

Acho que na verdade, a gente vai envelhecendo quando vai identificando esses preconceitos. As vezes, eu os tenho. Afinal, sou humana. Daí, quando acontece, paro. Penso. E me faço melhor. Sem colocar a culpa em ninguém, claro. E enquanto isso Adão e Eva continuam levando o peso das desgraças no mundo. É uma pena! Se Deus fosse um cara um pouco mais inteligente e bonzinho tinha mandado cercar a macieira com arame farpado. Mas, não. Cego demais, Deus só se preocupou com a nudez de ambos e na invencionices dos pecados.

1 beijo meu. Só um... Ando em dias de usura.... rs"

(Intimidade)


E a vida continua. Ou empaca feito mula.

Letícia Palmeira
Leo Mandoki, Jr. disse…
deixa de ser zé mané!!! não é por causa de plágio que vc vai mudar né??!! Manda foder o plágio! aliás o plágio até é bom pq ajuda a espalhar as tuas palavras..não mude em NADA, deixe ficar tdo como está pq está ótimo!
beijos!!!
VELOSO disse…
É lamentável que isso ocorra numa ferramenta como os blog infelismenteem todos os lugares vamos encontrar esse tipo de pessoas!
Anônimo disse…
Letícia, eu posso espalhar isso pela rede? Sou solidária as pessoas que são plageadas, pelo simples fato de ter sido também (mesmo tendo um blog de pouca visibilidade.

Eu acho que sei qual qual é o blog que ela fez este comentário e conheço o dono dele... Se quiser... =)

Enfim... Só quero deixar minha solidariedade e indignação... Acompanho teu blog faz um tempo e seus textos são únicos e profundos, enfim...
Anônimo disse…
Estou contigo, Letícia. Denuncie sim. Embora eu acredite que não seja necessário tirar seus textos e parar de escrever. Você já tem seu lugar e sabe disso.
Cláudio disse…
"Chato isso, não é! A internet parece lugar de ninguém. Muita mentira, plágio, roubo, sacanagem...O pior é que não há leis que deem conta de punir gente inescrupulosa que usa de ma fé no mundo virtual. O negócio é botar a boca no mundo, denunciar."
Anônimo disse…
Oi, Letícia.

Venho aqui no seu blog várias vezes ao dia.Não gosto de comentar pq não me vejo à altura de discutir seus maravilhosos textos. E, hj, fiquei triste em saber dessa noticia. É lamentável que existem pessoas tão desonestas nessa net. Fica aqui tb meu protesto.E fico na torcida para que vc não deixe de escrever.
Um grande abraço.
Virginia.
E vamos à analíse jurídica.

"Blogspot" é hotel estadunidense de blogs, isto, não poeticamente, significa dizer a aplicabilidade da legislação referente aos direitos autorais anda em conformidade com a jurisdição, porém mal sei dos enroscamentos que a língua americana produz.
De qualquer forma, aqui neste nosso país de verde-amarelo-escritores-plagiadores, possuímos a Lei 9.610/98 que descreve o ocorrido como "contrafação", reprodução não autorizada, e determina as sanções civis, sem prejuízo das penais aplicáveis imputando penas que podem ir de três meses a quatro anos de prisão, além de multa. Em minha opinião plagiadores normalmente são réus primários, uma boa exposição pública com repreensão calorosa, e até uma boa sova de cinto (diria minha mãe), resolveria o causo infortúnio.

Não pare, Letícia.
Felipe disse…
Deplorável, esse mundo está mesmo recheado de almas asquerosas, seres detestaveis! Violar propriedade intelectual é crime, e sério! Além de se tratar de uma condição extremamente miseravel e mediocre!
Lê, estou contigo e não abro!!!!
Não se prive daquilo que lhe é vital, Lê! Você é majestosa, sua obra é sagrada!

Beijo...Fê
Anônimo disse…
Oi Letícia, nossa eu fiquei pasma quando o Fê me contou disso, chateadissima. É lamentavel saber que existem pessoas com esse tipo de indole e atitude cara, mas não para de escrever não, a gente que te lê e te gosta não pode se privar de ter alguém como você escrevendo coisas lindas. Beijos, e que fique claro aqui, o meu protesto!
Deia disse…
Puxa, Letícia, eu venho aqui sempre que você escreve, tento comentar na grande maioria das vezes e ficaria fula da vida se perdesse uma leitura que gosto tanto por causa de uma plagiadora de quinta categoria - copiar COMENTÁRIOS? É o fim!!! Tentei entra no blog Intimidade, mas não me deixa entrar em comentários. Li quem escreveu acima de mim, e acho que a exposição é a melhor solução para o caso.
Seus textos são densos, coesos, coerentes com a dose certa de loucura!! Não me deixe órfã! Beijos de uma fã (acho que já tinha deixado isso claro outras vezes, mas nunca é demais...), Deia.
Pedro Avillar disse…
Lê, indignação é a palavra. Mas isso acontece. E essa pode não ser a única. Todos sabem do talento que você tem. É de invejar o que você escreve. Mas não pára não. Continua. Esquece o plágio e escreve. Embora eu não comente sempre, você não faz ideia do quanto seu trabalho significa pra mim. Lembra do Chico ["apesar de você"].
Muitos Bjooks e fica bem, Dona Lê.
Zélia disse…
Bom, eu tenho a língua solta mesmo, falo sem vírgulas e tarará. Não posso calar agora. Não diante desse fato. Já disse, ontem, a Letícia o que eu pensava sobre o que ela deveria fazer. Vou falar mais sobre isso hoje, amanhã e, certamente, depois. Mas como sua Agente Literária, que sou, e acompanhante de sua escrita desde os primeiros passos rumo à sedimentação de seu ofício de escritora, me senti no direito/dever de falar a todos os seus leitores para "esclarecer" alguns pontos.

É claro, que tomaremos todas as medidas possíveis e cabíveis contra qualquer tido de plágio que ocorra com a obra de Letícia Palmeira. Não me dirigirei a tal pessoa plagiadora sem escrúpulos a não ser por meios legais. Infelizmente, há quem não se incomode em enganar a si próprio para chamar a atenção das pessoas. Freud dá detalhes sobre esse desvio de conduta. ;)

Ponto importante: Letícia jamais pensou em deixar de escrever. Por razão nenhuma, que dirá por plágio? Ao contrário do que ela citou, grandes escritores têm sua obra plagiada aqui e ali. Estando ela (já) entre eles, por que isso não aconteceria a ela?

O que houve é que pensamos, assim posso dizer, em, digamos, diminuir a produção dos blogs "Afeto Literário" e "Lírica Subversiva". Mas ninguém que aprecie a escrita de Letícia ficará sem a leitura de seus textos. Letícia tem um livro publicado, "Artesã de Ilusórios", outro em fase de publicação e outros já em andamento. Portanto, seus fãs poderão acompanhar a sua produção através de seus livros. Não há como conciliar a publicação de textos em livro e a publicação dos mesmos textos em blogs. É assim que a coisa funciona.

Claro que esse contato com os amigos que fazemos aqui é super importante para o "dono" da postagem de um blog. Tudo que é feito neste blog, no meu e em tantos outros que visito é feito com destino a esses amigos, ok?

Obrigada a todos em meu nome e em nome de Letícia.

E não se desesperem. Digam ao povo que ela fica! :D

Beijos,
Zélia
Sueli Maia (Mai) disse…
Eu já te falei tudo por e-mail.
Plágio é lixo.
Siga escrevendo e matando de tanto que escreve.

beijos.
Valdênia Brito disse…
Cara Letícia,

Já me pronunciei aqui outras vezes e, embora eu não faça isso com frequência, estou sempre acompanhando as suas postagens. O curioso é que se engana quem pensa que neste mundo de blogs estamos longe uns dos outros. Se você observar, em diferentes blogs, os comentaristas se repetem e, assim, pessoas das mais diferente índoles chegam a outros blogs. Gostaria de dizer que a pessoa que você está procurando se chama TÂMARA LOPES. Ela possui dois perfis. Um intitulado INTIMIDADE (Nome por ela utilizado no blog em que seus textos foram plagiados) e outro intitulado TÂMARA LOPES (no caso, este perfil encontra-se indisponível para visualização - Segredos?). Tâmara Lopes escreve, também, em um blog denominado "Grupal"

(http://poesiagrupal.blogspot.com/)

Corrijo: Escrevia acredito eu. Hoje pela manhã o nome e foto dela apareciam na lista daqueles que postavam no blog. No entanto, há pouco, percebi que o nome e foto dela já não constam mais na lista de escritores do mesmo blog. Por uma questão de respeito ao trabalho individual e de bom senso, Tâmara deve ter sido desligada do blog "Grupal".

Espero que a minha informação lhe seja útil. O respeito aos direitos autorias deve ser peça fundamental na vida de quem se diz escritor.

Valdênia Brito.
Thainá M. disse…
Pense nisso como o melhor dos elogios: Seus textos falam por alguém. Você pode escrever para si, mas ver que mais alguém compartilha com essas ideias não é uma coisa fantástica? Não desista, lembre-se que as ideias são somente suas, quem prosseguirá, será você. Um dia o autor do plágio cansará de pensar para trás, acima dos outros. Beijos.
Vidal disse…
É foda Letícia... O intimidade de alguma maneira invadiu e se a possou da tua intimidade. Cretinice da braba. Mas nao para nao vai. Infelizmente esse tipo de coisa acontece, mas nao deve ser motivo pra desânimo, pois você é você e pronto.
Anônimo disse…
Oi Letícia,

Eu já te acompanho há tempos por aqui pela blogosfera. Já te conheço da época do Bilhetes e suas conotações, do Filosofia de bolso e do próprio blog Afeto Literário. Sou sua leitora porque temos amigos em comum, e mais ainda porque gosto do que escreves...

Eu posso imaginar como vc deve está se sentindo. Uma mistura de raiva, dor, angústia, um pouco de cada sentimento que te envolve nesse momento. Eu já passei por isso. É revoltante ver seus pensamentos e sentimentos sendo assinados por outras pessoas que não sabe ou nem imagina a composição daquelas palavras.

Não é vergonhoso dizer ou escrever que não sabe expressar o que está sentindo, não é errado parafrasear alguém em um desses momentos. O que é lamentável é ver pessoas usando as palavras de outros autores e não dando os devidos créditos.

Os sentimentos podem ser parecidos e sempre terá alguém que saberá colocar no papel aquilo que não conseguimos, então por que não valorizar aquele que fez isso?

Mas plagiadores não pensam assim, não é?!!

Sou solidária a você nesse momento, porque sei o que está passando...

Mas estou decepcionada, porque sou leitora do blog INTIMIDADE, e fiquei sabendo do plágio porque eu li isso:

"Imagina que você lê, e gosta muito de um blog, há anos. Sensibilidade, sagacidade e uma boa dose de bom humor foram os ingredientes que fizeram com que voltasse sempre lá e… Cataplaft!!! Você descobre que o blog estava cheio de plágios!!!"
(Kiara Guedes - blog Nesse Instante)

Estou me sentindo assim... ENGANADA e muito chateada, não tanto quanto você... Mas é horrível saber que a autora de um blog eu gostava, roubou textos e comentários de uma autora que eu leio e aprendo conotações.

Desculpa o desabafo!!

Sou solidária a você nesse momento!!

Abraços

Suzana Martins
Davi Araújo disse…
Também conheço virtualmente a tal Tâmara Lopes. Estou chocado.

Postagens mais visitadas deste blog

atrapalhados

antes de tudo

Voz Mulher